Thamara Belinatti e Heloisa Nogueira
O ano de 2025 chega com uma agenda dinâmica para as negociações climáticas e um dos principais eventos será a Conferência das Nações Unidas (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém, no Estado do Pará. Este evento anual, que reúne os países da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, será crucial para avançar nas discussões iniciadas na COP 29 e estabelecer novas metas climáticas globais.
A COP 30 terá um foco especial na definição de políticas sustentáveis para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono e para a preservação da biodiversidade da Amazônia, além de retomar temas chave da COP 29, como o financiamento climático para os países em desenvolvimento.
As decisões tomadas durante a COP 30 terão um impacto significativo nas políticas climáticas globais e as empresas precisarão se adaptar rapidamente às novas regulamentações. A adoção de práticas sustentáveis, como a redução das emissões de carbono, a implementação de modelos de economia circular e a conservação da biodiversidade serão cruciais para este novo modelo de economia que está sendo moldado. Além disso, as empresas deverão estabelecer metas claras e concretas de ESG, acompanhadas de sistemas robustos de monitoramento e divulgação transparente dos resultados.
Acompanhar de perto as negociações da COP 30 será fundamental para que as empresas ajustem suas estratégias, aproveitando as oportunidades que surgirem, especialmente de financiamentos e investimentos. Nesse cenário, uma estratégia de comunicação eficaz será indispensável, pois permitirá que as empresas não apenas se adaptem às mudanças, mas também se destaquem como líderes em sustentabilidade. Ao fazer isso, elas ganharão a confiança de consumidores, investidores e parceiros, fortalecendo sua posição em um novo formato do mercado global que está se concretizando.